O que é capitalização de mercado? Entendendo o Market Cap

O que é capitalização de mercado? Entendendo o Market Cap

Creio que a maior dúvida que os investidores carregam consigo é sobre a capitalização de uma empresa.

Ou seja, os investidores, e principalmente os iniciantes, tem dificuldade em entender o valor de uma empresa.

Hoje vamos falar da capitalização de uma presa, ou seja o seu valor de mercado.

E esse tema não deve ser confundido com o valor de firma, pois são coisas diferentes.

Vamos então entender o que é a capitalização de mercado de uma empresa.

O que é capitalização de mercado?

Primeiramente, quero te explicar que a capitalização de mercado se refere ao valor de mercado total das ações em circulação de uma empresa.

Ou seja, é o valor absoluto em moeda (USD, BRL, etc.) das ações de uma empresa listada na bolsa de valores.

Além disso, a capitalização é conhecida como "valor de mercado", ou market cap.

Para calculá-la, você deve multiplicar o número total de ações em circulação de uma empresa pelo preço de mercado atual de uma ação.

Por exemplo, uma empresa com 10 milhões de ações vendidas por R$100 cada, teria uma capitalização de mercado de R$1 bilhão.

No geral, os participantes de mercado usam esse número para determinar o tamanho de uma empresa, em vez de usar os números das vendas ou do ativo total.

Vamos dizer que essa é uma forma rápida de você ter noção do tamanho de uma empresa.

Se você quer comprar uma empresa, você pode usar o valor de mercado para determinar fazer cálculos e considerar o valor da empresa de forma simples.

Entendendo a capitalização de mercado

Compreender o valor de uma empresa é uma tarefa importante e muitas vezes difícil de determinar com rapidez e precisão.

De certa forma, a capitalização de mercado é um método rápido e fácil de estimar o valor de uma empresa.

Basicamente, ao olhar a capitalização de uma empresa, você está olhando para o que o mercado está achando dela.

Ou seja, a capitalização nada mais é do que o reflexo do preço que o mercado está disposto à pagar pela totalidade da empresa.

Todas as empresas de capital aberto na bolsa de valores possuem uma capitalização, ou market cap.

Nesse caso, basta multiplicar o preço da ação pelo número de ações disponíveis.

Ademais, usar a capitalização de mercado para mostrar o tamanho de uma empresa é importante porque o tamanho da empresa é um fator importante para os investidores.

Por exemplo, o market cap pode ser uma medida interessante de risco, caso você identifique que uma empresa está muito cara versus seus fundamentos.

Além de tudo, a capitalização é uma métrica fácil de calcular.

Porém, a capitalização não é a métrica mais adequada para se determinar corretamente o valor de uma empresa.

Falaremos disso um pouco mais a diante.

Capitalização de mercado

Classificações de market cap

No mercado acionário, existem algumas categorias, de acordo com o tamanho das empresas.

Primeiramente, vamos falar das 3 categorias: small caps, middle caps, e large caps.

As vezes pode parecer arbitrário categorizar as empresas em apenas alguns grupos, porém vale a pena explicarmos o motivo.

Small caps

O grupo de ações de menor capitalização é as Small Caps.

Estas são empresas que tem um baixo valor de mercado em comparação com as outras companhias. Porém, nem por isso significa que são empresas pequenas.

As vezes, elas apenas tem menor liquidez.

Esse era o tipo de ação favorita do grande gestor americano Peter Lynch.

O motivo disso é que essas ações tem um maior potencial de se multiplicar e gerar retornos gigantes para seus acionistas.

Peter Lynch chamava esse tipo de ação de "10 baggers", por exemplo, no caso de empresas que se multiplicaram em 10 vezes.

Podemos dizer que existem 4 tipos de small caps: as de crescimento, as de ativos ocultos, as de turnaround e as cíclicas.

As small caps de crescimento são aquelas que tem o potencial de se multiplicar várias vezes.

Já as small caps de ativos ocultos são aquelas nos quais o mercado ainda não enxergou o valor de ativos que a empresa possui, e por isso ela está sendo negociada a um desconto grande.

Ademais, as small caps de turnaround são aquelas que estão passando por um momento delicado de reversão ou mudança de gestão, e por isso podem ser uma boa oportunidade. Foi o caso da Magazine Luiza.

Por fim, as small caps cíclicas são aquelas cujos lucros e receitas oscilam de acordo com os ciclos econômicos do mercado.

Existem várias concepções diferentes sobre o tamanho de small caps, mas em regra geral uma empresa com capitalização abaixo de R$ 2 bilhões é considerada uma small cap.

Lá nos Estados Unidos, uma small cap pode ir até $ 5 bilhões.

Ou seja, é relativo.

Middle caps

Temos também as empresas chamadas de middle caps.

Estas são companhias com valor de mercado intermediário, ou seja, elas são maiores do que as small caps, porém menores do que as large caps.

As middle caps são empresas que apresentam maior liquidez, o que é bom para o investidor no dia a dia, que quer poder entrar e sair facilmente de posições.

Large caps

As large caps são os pesos pesados do mercado financeiro.

Em outras palavras, são as empresas que estão num nível bem alto de liquidez e de capitalização.

Elas também são conhecidas como blue chips, ou seja, empresas sólidas em quem todo mundo confia.

No Brasil, exemplos de large caps seriam por exemplo Itaúsa, Ambev, Petrobrás, etc.

Já nos Estados-Unidos, as blue chips são Coca-Cola, IBM, Apple, Microsoft, Amazon, e por aí vai.

Esse é o tipo de empresa que os investidores de longo prazo colocam em suas carteiras para maximizar seus ganhos.

valor de mercado

Quando é determinado o market cap de uma empresa?

A capitalização de mercado de uma empresa é estabelecida pela primeira vez por meio de uma oferta pública inicial (IPO).

Ou seja, antes de um IPO, o valor de uma empresa é relativamente nebuloso. É um dado restrito apenas aos controladores da empresa.

É apenas no processo de IPO, que a empresa estabelece um valor de mercado. Esse processo é feito juntamente com instituições financeiras, e cálculos são feitos para determinar os múltiplos e o preço de cada ação.

Por exemplo, uma empresa cujo valor é estimado em R$ 100 milhões pode querer emitir 10 milhões de ações a R$ 10 por ação.

Ou, pode de maneira equivalente, querer emitir 20 milhões a R$ 5 por ação. Tudo isso depende da gestão.

Ou seja, depois que uma empresa abre o capital e começa a ser negociada na bolsa, seu preço é determinado pela oferta e demanda por suas ações no mercado.

Se houver uma alta demanda por suas ações devido a fatores favoráveis, o preço aumenta.

No entanto, se o potencial de crescimento futuro da empresa não parecer bom, a tendência é que as pessoas vendam as ações.

Isso, por sua vez, irá reduzir o preço das ações.

Portanto, você pode entender a capitalização como uma estimativa em tempo real do valor da empresa.

Investidores fundamentalistas e quantitativos olham muito para o market cap de uma empresa para tomar decisões.

Porém, vale ressaltar que o valor de mercado nem sempre reflete a realidade dos fundamentos de uma empresa.

Market cap

A métrica de capitalização é assertiva?

Nem sempre a capitalização de mercado de uma empresa reflete a realidade dos fundamentos da companhia.

Isso se dá ao fato de que o valor de mercado é subjetivo.

Ou seja, o mercado é quem está valorando a empresa, e o mercado é composto pelos investidores.

Portanto, se existe um sentimento de ganância, isso pode fazer com que o valuation seja bem elevado.

Da mesma forma, se existe um pessimismo, a capitalização pode ser baixa.

Você deve se lembrar do que aconteceu com a Game Stop e outras ações lá nos Estados Unidos.

Se você não lembra, vou te contar rapidinho.

Usuários de um fórum de internet no Reddit queriam dar um short-squeeze nos hedge funds que estavam vendidos nessas ações.

Portanto, milhares de pessoas do fórum começaram a comprar as ações de Game Stop e outras empresas.

Isso fez com que as ações valorizassem mais de 1700% em questão de dias, transformando a Game Stop em uma empresa Fortune 500 em valor de mercado.

OK, mas o que há de errado com isso?

Bem, o problema é que os fundamentos da empresa estão em declínio há muitos anos, se deteriorando.

Portanto, não fazia sentido a Game Stop ter um valor de mercado nível Fortune 500 sendo que ela estava quase falindo.

Ou seja, o valor de mercado reflete a opinião de mercado, que pode não ser a realidade.

Portanto, você deve sempre estar atento aos sentimentos de medo e ganância para os ativos e o mercado no geral.

Um método mais correto de se olhar para o valor de uma empresa é olhar o Enterprise Value.

Esse indicador leva em conta as dívidas da empresa, o que faz com que o cálculo seja mais assertivo.

Onde encontrar o market cap de uma empresa?

Hoje em dia existem diversos sites de análise de dados de mercado.

Porém, nada melhor do que uma plataforma para você poder acessar todos esses dados enquanto escolhe seus investimentos.

No Brasil, o OpLab é a melhor ferramenta para gestão de portfólio.

Ou seja, você pode incluir diversas classes de ativos na sua carteira: ações, opções e fundos imobiliários.

No OpLab você tem a seção de indicadores fundamentalistas que permite que você veja dados financeiros das empresas.

Nessa seção você verá o market cap, além de diversos outros indicadores fundamentalistas que vão te ajudar na sua análise.

Clique aqui para testar o OpLab por 30 dias grátis e tenha acesso à todos esses indicadores!

Conclusão

Hoje vimos que o valor de mercado é uma métrica interessante para medir o valor total de uma empresa.

Porém, vale lembrar que, assim como o Preço/Lucro ou ROIC você não deve olhar o market cap de forma isolada.

Até porque a capitalização reflete apenas o valor do patrimônio da empresa.

Já o valor de firma leva em conta a dívida total da empresa, bem como o caixa. Portanto, dá uma melhor visão do tamanho da empresa.

Ou seja, isso faz com que a avaliação do valor da empresa seja mais correta e assertiva via o valor de firma do que via apenas o cálculo de capitalização.

De qualquer forma, a capitalização de mercado é um dado interessante para você avaliar o tamanho de uma empresa de forma rápida.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *